- O cineasta dinamarquês Lars Von Trier volta a polemizar e perverter os cinemas com o lançamento da primeira parte do drama erótico “Ninfomaníaca”. Despindo um elenco respeitável, que parte de sua já habitual parceira Charlotte Gainsbourg (“Anticristo”) e chega até ao jovem Shia LaBeouf (“Transformers”), o filme acompanha a história de um ninfomaníaca ao longo de meio século de experiências sexuais e é a estreia que todo cinéfilo vai querer ver para, ao menos, discutir.
Devido à censura elevada da produção, o filme só vai ocupar 40 salas, deixando os shopping centers livres para os adolescentes. Ou melhor, para “Confissões de Adolescente – O Filme”, que entra em cartaz em 390 salas. Trata-se de mais uma comédia brasileira baseada em atração televisiva – ainda que nostálgica, já que a série original é dos anos 1990. Isto significa menor apelo comercial que um “Crô – O Filme”, mas também uma inevitável sensação redutiva, que resume a adolescência a um padrão “Malhação”.
Os lançamentos comerciais também incluem duas comédias americanas – o novo fracasso de Vince Vaughn (“De Repete, Pai” estreia em 150 salas) e o boxe autoirônico de Stallone e De Niro (“Ajuste de Contas”, em 122 salas) -, além um terror derivado de “Atividade Paranormal” (323 salas!!!), que leva a questionar até quando Hollywood vai continuar cobrando ingressos para exibir imagens tremidas, desfocadas, mal enquadradas e escuras de câmeras amadoras? Trash por trash, o terror brasileiro “Mar Negro”, que está ampliando seu circuito de exibição, diverte bem mais.
Espremidos entre filmes ruins, a programação ainda reserva dois lançamentos limitados, mas de possibilidades amplas. O drama indie “Pelos Olhos de Maisie” adapta com primor o clássico romance de Henry James e chega a sete salas. Já o premiado “Inch’Allah”, exibido no Festival de Berlim, ganha exibição em apenas duas salas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário