Bianca Castanho vê personagem bíblica com sofrimento incomum


 


O jeito doce e o rosto angelical renderam muitas mocinhas na trajetória televisiva de Bianca Castanho. No entanto, mesmo acostumada ao sofrimento de suas personagens - como a açucarada Florinda de Terra Nostra ou a apaixonada Antônia de Amor e Intrigas -, Bianca ficou instigada ao ler as primeiras cenas da lacrimosa Selima de Rei Davi. "A Selima tem uma angústia diferente. Na época dela, a principal função da mulher era gerar filhos. E essa é a grande dificuldade da personagem. É uma história carregada de sinceridade e fé", valoriza a atriz, natural de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul.
Na adaptação da história bíblica do Livro de Samuel, Selima é a dedicada esposa de Jonatas (Cláudio Fontana), um dos filhos do Rei Saul, interpretado por Gracindo Jr. Por não conseguir ter filhos, a personagem é constantemente humilhada pela família do marido, principalmente por sua sogra, Ainoã (Marly Bueno). "A sogra sempre quis separar a Selima do Jonatas. Primeiro pela questão da maternidade, mas também porque a Selima era de outra tribo e se converteu ao judaísmo para casar", explica a atriz de 33 anos.
Com nove folhetins no currículo, Bianca se surpreendeu com a minuciosa preparação para sua estreia em minisséries. Por se tratar de um trabalho épico, ambientado no Oriente Médio por volta do ano 1000 antes de Cristo, o elenco participou de aulas de história, culinária, tecelagem, dança e cerâmica. "Além dessa preparação, busquei inspiração em filmes que retratam épocas semelhantes, como A Outra, dirigido pelo Justin Chadwick, e a minissérie Roma, da HBO, que foi uma referência dada pelo (Edson) Spinello", enumera, referindo-se ao diretor com quem já havia trabalhado na temporada 2001/2002 de Malhação, quando estava na Globo, e em Amor e Intrigas, sua primeira novela na Record. "É sempre bom trabalhar com amigos. Edson é um cuidadoso diretor de atores e não dá moleza. Como tudo nessa minissérie é mais complicado e grandioso, chegamos a ficar nove horas repetindo a mesma cena".
Para Bianca, além da composição, outro ponto importante do atual trabalho foi a caracterização. Mesmo com o calor das locações, os cabelos longos e figurinos suntuosos eram primordiais para entrar no clima das cenas. Com medo de usar megahair e danificar suas madeixas, para garantir o cabelão típico das mulheres da época Bianca optou pelo uso do "tic-tac" - mechas de cabelo humano fixadas apenas por uma presilha e que podem ser retiradas sem grandes dificuldades. "As atrizes que botaram megahair sofreram para dormir e lavar o cabelo. Escolhi esse outro tipo de aplique e ficou bem natural. Porém, passava o dia inteiro com as mechas e ao fim das gravações elas começavam a pesar", relembra aos risos.
Longe da televisão desde o fim de Promessas de Amor, de 2009, Bianca confessa que já estava com saudades dos estúdios. "Nunca fiquei tanto tempo fora do ar. Mas foi bom para dar uma reciclada e cuidar da vida", analisa a atriz, presente até o décimo capítulo de Rei Davi, quando, depois de muitas orações, Selima engravida e morre ao dar a luz. "Ao mesmo tempo em que gera uma vida, ela perde a dela. Foi uma das cenas mais difíceis da minha carreira".
Satisfeita com sua volta à teledramaturgia, Bianca agora se prepara para ficar mais um tempo longe das gravações. Tudo para se concentrar no projeto mais importante de sua vida: ser mãe. "Estou grávida e muito feliz. Em 2012 vou estar totalmente voltada para esse bebê".

TV PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário